Cleise Souza

14 de jun de 20192 min

Você veio de uma família funcional ou disfuncional?

Atualizado: 13 de jul de 2020

A família funcional não é o resultado de um sistema familiar que possui regras consistentes e razoáveis e com uma base de confiança e respostas apropriadas.

A família tem duas grandes funções: a de assegurar a continuidade da espécie e a de articular a individuação e a socialização. Isso quer dizer que a família tem de ser capaz de equilibrar cada pessoa do seu núcleo de maneira a estar bem consigo própria e com os outros.

A criança ao nascer apresenta tal nível de dependência que a natureza forjou um par (pelo menos duas pessoas – pai/mãe) para ampará-las. Este grau de dependência, inclui a necessidade de ser amada, tocada, olhada e cuidada.

O contato físico, o olhar amoroso, o cuidado de suas necessidades essenciais como alimentação, higiene, limpeza, já sinaliza para a criança o quanto ela é valiosa e querida.

Neste contexto a criança percebe e interioriza o amor que os pais tem por ela. Este amor constituirá a base para sua autoestima, serão adultos saudáveis que se sentirão valorizados, pela demonstração de afeto de seus pais.

Já na Família disfuncional os conflitos, a má conduta e muitas vezes o abuso por parte dos membros individuais ocorrem continuamente e regularmente, fazendo com que outros membros acomodem-se com tais ações. Às vezes, crianças crescem em tais famílias com o entendimento de que tal tipo de convívio é normal. As famílias disfuncionais são principalmente o resultado de adultos co dependentes e também podem ver-se afetadas pelos vícios, como o abuso de substâncias como álcool, drogas ou mesmo pela violência física, verbal ou moral.

Diante destes conceitos, você veio de uma família Funcional ou disfuncional?

Essa é a segunda ação que faço na Sessão experimental com o meu Coachee. Não cabe aqui julgar os pais do cliente, mas entender que se o mesmo não tomar consciência do seu sistema de origem que são seu pai, sua mãe, ele e seus irmãos, a vida profissional, emocional, física e financeira não andam.

Quando detecto que o coachee veio daquela família disfuncional, é necessário intervir com a Constelação Familiar individual na sessão subsequente.

Se ficou na dúvida, me procure. Marque uma sessão experimental.

Abraços

    0