• Cleise Souza

Você quer entender a causa dos seus conflitos internos e emaranhamentos?

Atualizado: Jul 13




Ao nascer, uma pessoa traz consigo características genéticas. Na maioria das vezes, os traços mais notáveis são aqueles relacionados a aspectos físicos, como fisionomia, cor dos olhos, estrutura corporal e até mesmo algumas condições de saúde. Da mesma forma, ao longo do desenvolvimento, algumas particularidades emocionais também se manifestam, como comportamento, maneira de reagir às situações e até mesmo gostos e aptidões. Quem nunca ouviu a frase "Você puxou isso do seu pai" ou "Você tem talento como sua mãe"? É comum achar que a herança dos antepassados se restringe a esses aspectos.


No entanto, nossa ancestralidade é muito mais complexa do que se imagina e pode influenciar, inclusive, alguns fatos e padrões de comportamento na vida de uma pessoa. O filósofo, teólogo e psicólogo alemão Bert Hellinger é um estudioso desse tema. Após conviver por 16 anos com a tribo dos Zulus, na África do Sul, e estudar profundamente diferentes correntes dentro da psicologia, ele chegou à conclusão que os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético, algo como uma energia coletiva. Este exemplo abaixo aconteceu numa constelação em que a cliente ( AJUDADA) levou a seguinte questão para o Constelador (Ajudante):


“ Vivo um relacionamento Unilateral por sentir que o meu namorado não me dá atenção”.


O constelador, na postura neutra, solicita à ajudada alguma lembrança de alguém do sistema que tenha passado pela mesma situação. A cliente tenta lembrar e, simultaneamente, o Constelador convida 3 representantes para compor o Campo Morfogenético:A Cliente, na sua frente, o namorado. Porém a cliente não olha para o namorado e sim para outra direção.


Nesta direção, à frente e mais para a direita do representante do namorado, o outro representante masculino se posiciona e a representante fixa o olhar no representante recém posicionado. Porém ele não olha para a filha e sim para o chão.


O Constelador pergunta à cliente se o pai dela havia perdido algum irmão ao que a mesma respondeu não saber. Como a questão não era com o namorado, mas com a figura masculina bem anterior a ele que é o pai, o Constelador solicita ao representante do namorado para sair do papel. Diagnóstico: A exigência da cliente em relação à figura masculina na sua vida dá-se por exigir a atenção do pai que não a vê por estar em outros emaranhados no seu sistema de origem. Consequentemente e de forma inconsciente, ela atrai para si um homem que está também indisponível emocionalmente com outros emaranhados do passado.


Solução do conflito: quando a cliente aceitar o outro como ele é, sem exigir que ele mude a sua postura, a relação será livre, aberta e leve.



E você ? qual é o conflito atual? Tem alguma questão que não consegue resolver? Comente sobre isso.

Instituto de Comunicação

+55 (31) 98899-2558

CNPJ 03002906000133

Rua do Ouro, 104- sala 202- Serra

Belo Horizonte-MG-30240130

Prazo de entrega:3 dias uteis

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • YouTube ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • Twitter