top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Afinal quais são as Inteligências Múltiplas? Conheça-as.

Atualizado: 27 de mai. de 2019



INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

O indivíduo que tem essa inteligência desenvolvida apresenta a capacidade de usar as palavras de forma efetiva, quer oralmente, quer escrevendo. Manipula a sintaxe ou a estrutura da linguagem, a semântica ou os significados da linguagem, e as dimensões pragmáticas ou os usos práticos da linguagem. Exemplo: Os poetas, dramaturgos, jornalistas, editores, geralmente desenvolvem essa inteligência através da retórica, que é a habilidade de usar a linguagem para persuadir.


INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

É a inteligência desenvolvida pelos matemáticos, contadores, cientistas, programadores de computador. São pessoas que possuem a capacidade de usar os números de forma efetiva, raciocínio e relacionamento lógicos.Os tipos de processo usados a serviço da inteligência lógico-matemática são a categorização, classificação, inferência, generalização, cálculo e testagem de hipóteses.


INTELIGÊNCIA ESPACIAL

É a inteligência que envolve sensibilidade à cor, linha, forma, espaço e às relações existentes entre esses elementos.Está presente nos decoradores de interiores, arquitetos, artistas e inventores, pois estes profissionais possuem a capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial e realizar transformações sobre essas percepções. Apresentam, ainda, capacidade de visualizar, de representar graficamente ideias visuais ou espaciais e de orientar-se apropriadamente em uma matriz espacial.


INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA

As habilidades físicas específicas, tais como coordenação, equilíbrio, destreza, forca, flexibilidade e velocidade fazem parte da inteligência corporal-sinestésica.

A perícia no uso do corpo todo para expressar ideias e sentimentos está presente nos atores, mímicos, atletas, dançarinos, artesãos, escultores, mecânicos ou cirurgiões.


INTELIGÊNCIA MUSICAL

É a capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais. Essa inteligência inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia e timbre de uma peça musical. Os músicos, críticos musicais, compositores desenvolvem esse tipo de inteligência.


INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

Os líderes desenvolvem esse tipo de inteligência. Apresentam capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas. Além de incluir sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos, as pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida têm o poder de influenciar outras e um sentimento de empatia muito grande.


INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

Se você chegou até aqui na leitura deste livro, com certeza, possui essa inteligência desenvolvida. É a habilidade de buscar o autoconhecimento.Possuir uma imagem precisa de si mesmo (das próprias forças e limitações), ter consciência dos estados de humor, intenções, motivações, temperamento e desejos, buscar a autodisciplina, auto entendimento e autoestima são parâmetros fundamentais para o desenvolvimento dessa inteligência.


INTELIGÊNCIA NATURALISTA

Constitui a perícia no reconhecimento e classificação das numerosas espécies da flora e fauna e percepção do meio ambiente do indivíduo. É ter sensibilidade e acuidade nos fenômenos naturais como a formação de nuvens e montanhas. Os ecologistas, preservadores da natureza, desenvolvem essa inteligência.

Os pontos–chave na teoria de Gardner ressaltam que toda pessoa possui todas as oito inteligências, sendo que a maioria delas pode desenvolver cada inteligência num nível adequado de competência. As inteligências, normalmente, funcionam juntas de maneira complexa e existem muitas maneiras de ser inteligente em cada categoria.




Quer saber mais sobre as Inteligências múltiplas? Agende uma sessão comigo! e me conte nos comentários o que achou do artigo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page