top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Como as partes de um sistema se influenciam mutuamente e produzem efeitos entre si nas organizações?

Atualizado: 27 de jul. de 2020


O conhecimento de Hellinger é direcionado para as inter-relações entre indivíduos dentro de um sistema, e como eles mutuamente podem se influenciar.


Dessa forma, a empresa é um grande sistema, e é também subdividida em sistemas menores, como suas áreas funcionais: Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Compras, etc.


Cada área é também em si própria um sistema, abaixo do sistema principal que é a empresa em sua totalidade.


O que Hellinger descobriu, é que, dentro de um sistema, todos se influenciam, mesmo sem que haja contato direto ou intenção de influenciar ou receber influência.


Se influenciam simplesmente pois estão todos conectados através do mesmo campo e propósito. Assim, por exemplo, todos os funcionários que fazem parte da área de marketing estão vinculados entre si. E estes também estão vinculados ao sistema empresarial da empresa onde estão inseridos.


A Constelação organizacional não olha somente para o indivíduo e sim para a interação entre todos os que fazem parte daquele sistema empresarial.


Dessa forma, é possível olhar para uma solução que considera o que está além do que é verbalmente comunicado entre as partes de uma empresa.


Essa metodologia é realizada por um Constelador Organizacional e pode ser indicada nas seguintes questões:

- verificar situações recorrentes dentro de uma equipe (como alta rotatividade de colaboradores, falta de liderança ou liderança desrespeitada, grande incidência de falta de funcionários, postura gerencial, dificuldade de atração de talentos);

- Olhar para conflitos entre as áreas funcionais;

- Baixa eficiência de determinadas estratégias;

- Verificar a validade de novas estratégias;

- Perceber o que atua na dificuldade de crescimento da empresa;

- Perceber como o histórico de fundadores e a linha de sucessão está influenciando a empresa;

- Validação da cultura empresarial;

- Validação de produtos;

- Entre outros.


O atendimento para cada tema pode levar algumas horas, e embora rápido dentro das possibilidades de consultoria, é algo muito profundo que olha para o que está além da manifestação visível do problema.

0 comentário
bottom of page