top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Saiba como gerar novos comportamentos e mudança de hábitos recorrendo à programação da sua mente.

Atualizado: 13 de jul. de 2020



Muitas das nossas ações diárias são automáticas. Seu cérebro gosta de piloto automático. É assim que economiza energia. Mudar um comportamento é uma questão de reconectar seu cérebro. Os hábitos são encontrados em uma área do cérebro chamada gânglio basal.


Quanto mais você realiza uma ação ou se comporta de determinada maneira, mais ela fica fisicamente conectada ao seu cérebro. Esta incrível qualidade adaptativa do seu cérebro é conhecida como neuroplasticidade.


Seu cérebro forma conexões neuronais com base no que você faz repetidamente em sua vida – tanto coisas boas quanto ruins. Toda vez que você age da mesma maneira, um padrão neuronal específico é estimulado e se fortalece em seu cérebro. Os hábitos ou padrões são os condutores internos do cérebro.


Se você quer mudar algo, você deve ter uma estratégia de saída clara para sair da cadeia cerebral.


Na PNL utilizamos a estratégia Disney quando queremos mudar algum comportamento inadequado.


A Estratégia Disney, às vezes chamada de Técnica Disney, é uma forma de organizar o seu pensamento para melhorar a sua capacidade de alcançar metas sonhos ou mesmo mudar hábitos. Nessa técnica você submete a sua grande ideia ou o seu plano perante os três estilos diferentes de pensamento para nos assegurarmos de que a ideia ou o plano está abrangente, realista e robusto.


Muitos dos nossos grandes planos ou empreendimentos fracassam por causa da forma como pensamos e não porque os nossos planos são exagerados ou são apenas devaneios. Se usarmos uma abordagem desorganizada, confusa, o empreendimento pode parecer opressivo e tão grande que é abandonado rapidamente. Mas, se usarmos a estratégia Disney nós olhamos as coisas de uma forma estratégica e sistemática o que torna as coisas claras e práticas.


A estratégia foi idealizada por Todd Epstein e Robert Dilts, dois trainers de PNL da costa oeste dos Estados Unidos. Eles modelaram o método utilizado por Walt Disney para transformar as suas ideias em realidade, especialmente na forma de seus filmes de desenhos animados. Eles reconheceram que Disney usou três tipos de pensamento - sonhar acordado ou fantasiar, planejar e ser crítico construtivo.


Quer conhecer a aplicabilidade da Estratégia Disney em sua vida? Marque uma sessão experimental comigo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page