top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

O que posso constelar?




Várias pessoas ficam em dúvida sobre o que constelar, ou pensam que não podem constelar questões abstratas.


Você pode constelar tudo: doença, relacionamento com o pai, a mãe, com irmãos, dinheiro, dívida, trabalho, um projeto, uma viagem, um país, um trauma, uma fobia, relacionamento a dois, empresa, trabalho, funcionários, raiva, mágoa, obesidade, ansiedade, medo.



Quando você deixa um tema muito aberto, não o especificando, torna-se obscuro para o constelador, entender a sua demanda.


É comum, o campo morfogenético trazer à luz uma questão implícita para você, mas que o constelador(a) numa postura neutra, vai percebendo o que é essencial e trabalha especificamente no tema.


Quando a professora me procurou para constelar um relacionamento a dois que ela dizia ser unilateral, coloquei no campo morfogenético, um representante para ela e outro representante para o seu namorado(a), e outro representante para o pai dela.



Quando o representante do namorado dela entrou no campo, ela não olhava para ele e sim para o pai, que por sua vez, não a olhava, mas olhava para alguém que já havia morrido(neste caso, uma irmã).


Ou seja, o emaranhado se constituiu porque a professora não conseguia ver o seu parceiro, pois sentia-se rejeitada pelo pai, que por sua vez, não a olhava, mas sim para a irmã morta.

O campo mostrou que a rejeição não era atual. O pai estava coberto pela dor da irmã que se foi. Ou seja, a questão não era rejeição da filha, mas o apego à irmã.


Dizendo frases sistêmicas e voltando ao equilíbrio, a professora teve clareza do que precisava trabalhar.


E você? Pense num tema que gostaria de constelar e agende uma sessão experimental gratuita para conversarmos sobre a questão.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page