• Cleise Souza

O que é Programação Neurolinguística




“...E minha voz irá contigo. E minha voz se converterá na voz de teus pais, teus amigos, teus companheiros...  e quero que vejas... uma menina pequena que se sente contente por algo...algo que você esqueceu faz muito tempo”.

Milton H. Erickson







A Programação Neurolinguística está  na minha vida desde 1994 quando fui convidada a fazer o primeiro curso no Instituto Brasileiro de PNL em São Paulo. Nesses 25 anos de aprendizado constante, busco colocar em prática os pressupostos básicos com resultados expressivos em todas as áreas da minha vida. A aplicação da PNL em minhas sessões de coaching tem trazido resultados expressivos na vida de meus coachees.

Afinal,  de onde vem a PNL?

A Programação Neurolinguística surge na década de 1970 com Milton Erickson, um terapeuta diferente que não se preocupava com diagnósticos, rótulos ou causas. Ele era totalmente voltado aos resultados desejados pelos seus pacientes. Nascido em Phoenix, Arizona nos Estados Unidos , era uma lenda ambulante. Apesar de sua formação em psiquiatria tradicional, não usava os métodos convencionais, e sim a hipnose com seus pacientes. Só que não era uma hipnose comum, “normal”, daquelas de transes clássicos e catalepsias incríveis. Ele também fazia isso, especialmente para provar para seus colegas algumas de suas ideias sobre os efeitos e as possibilidades de se alterar os estados de consciência de um ser humano para fins terapêuticos. O que mais chamava atenção para este profissional, que no seu auge estava praticamente restrito a uma cadeira de rodas como consequência da evolução de sete surtos de poliomelite e com sérias dificuldades de respirar por causa de uma doença broncopulmonar avançada, era seu modo invulgar de fazer terapia.

O Dr. Erickson trabalhava em si próprio cerca de duas horas por dia, antes de poder trabalhar com outros pacientes. Ele conseguia sucesso , e isso era entendido como a resolução dos problemas e melhora sintomática geral, segundo o próprio paciente. O tempo que ele demorava para conseguir tais resultados era fantasticamente reduzido. Às vezes, numa sessão de uma a duas horas, ele conseguia resolver problemas de longo período.

Porém Mlton Erickon não  publicou nada a respeito do seu trabalho , mas autorizou Sidney Rosen a publicar o livro “Minha voz irá contigo” em 1979 que consiste em narrativas de sucesso entre ele e seus pacientes.

 Você já conhece a PNL? Já teve alguma experiência com técnicas de PNL que trouxe resultados para sua vida?

Me conte mais sobre a experiência e como se sentiu...

Instituto de Comunicação

+55 (31) 98899-2558

CNPJ 03002906000133

Rua do Ouro, 104- sala 202- Serra

Belo Horizonte-MG-30240130

Prazo de entrega:3 dias uteis

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • YouTube ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • Twitter