top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Ho'oponopono


O Ho’oponopono é uma técnica havaiana simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa. A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato(a). Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor e gratidão.

O objetivo é ajudar você a entender que seus problemas são memórias que se repetem no seu subconsciente. Sendo assim, as dificuldades que possui não têm nada a ver com uma outra pessoa, lugar ou situação.


Tudo que lhe incomoda é de sua inteira responsabilidade, só você pode mudar. Ao vivenciar conflitos repetidos, de memórias reencenadas, você pode permanecer envolvido com elas ou escolher fazer diferente.


As frases podem ser usadas na sequência que você quiser e quantas vezes desejar. Se sentir que uma única vez é o suficiente, acredite, é o que você precisa. A técnica funciona se falarmos as frases em voz alta ou mentalmente, não importa. Percebo, com o passar do tempo, que os resultados dependem da determinação com que recitamos as frases.


Outro ponto importante é tentar se libertar completamente das expectativas em relação à rapidez que os efeitos aparecerão na sua vida. E lembre-se sempre: a conquista do “milagre” proposto pela técnica está diretamente relacionada ao desapego, amor, aceitação, verdade e gratidão.


Ultimamente tenho feito o Ho’oponopono ligando a outros mantras de autoafirmação por 108 vezes utilizando o Japamala que é um cordão sagrado feito de contas, usado para ajudar o praticante de meditação a entrar no estado meditativo. Com isso não me perco e programo a minha mente com a repetição dos mantras.


Faço uma espécie de conversa íntima comigo mesma: “Cleise você é saudável, abençoada. Sinto muito,te perdoo, te amo sou grata. Eu sou o que sou. Sou Deus em ação.”


Vamos praticar o Ho’oponopono comigo?

Feche os olhos, conecte com você mesmo e repita: Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato(a)

0 comentário
bottom of page