top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Constelação Familiar e Espiritismo

A constelação familiar não tem nenhuma ligação com o espiritismo.



A Constelação familiar é uma terapia breve norteada pela sensações e pela percepção do constelado e seus representados dentro de uma campo quântico, denominado campo morfogenético.


Neste campo, a participação de várias pessoas que entram em sintonia com a energia do sistema familiar do constelado que busca a solução dos seus emaranhados.


é importante salientar que neste campo familiar existem pessoas vivas e pessoas que já morreram.


Mas não há, nas constelações familiares, vazão para incorporação ou desenvolvimento mediúnico.


Apenas o desenvolvimento das sensações no corpo físico e das percepções dos representantes.


É um fenômeno muito semelhante à historia dos macacos e das batatas,escrita por Ken Keyes Jr. Aqui parafraseada e resumida:


“ Um dia, uma macaca começou a lavar a sua batata no mar, antes de comê-la, mostrando aos outros macacos do seu bando. Os macacos jovens mostraram às mães como fazer aquilo e mais macacos passaram a lavar as batatas em vez de comê-las com areia e tudo.

Com o passar do tempo, todos os macacos desta ilha lavavam suas batatas doces antes de comê-las.



O instigante é que, quando esta mudança aconteceu, o comportamento dos animais nas outras ilhas também mudou: todos macacos passaram a lavar as batatas antes de comê-las mesmo que as colônias de macacos das outras ilhas não tinham tido contato direto com a primeira.

Essa é a validação para a teoria do campo morfogenético, semelhante a teoria do Inconsciente Coletivo, criada pelo psiquiatra Jung.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page