top of page
  • Foto do escritorCleise Souza

Como são regidas as constelações Familiares?

As Constelações familiares ou Constelações Sistêmicas são regidas por três grandes Leis Universaisou Leis naturais:

1- Ordem

2- Pertencimento

3- Equilíbrio

Começemos pela Lei da Ordem ou Hierarquia.

Segundo o Bert Hellinger, criador das Constelações familiares, no sistema familiar, a hierarquia é detectada pela precedência no tempo. Isso que dizer que os que vieram antes têm autoridade sobre os que vieram depois, ou seja, a avò tem precedência sobre um neto, uma mãe têm precedência sobre o filho, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo. No grupo sistêmico, a compensação favorecerá sempre quem veio primeiro.

E na vida prática, como isso acontece.

Atendi um jovem empresário de 40 anos. Ele é o caçula do seu sistema familiar.

Por ter perdido o pai muito criança, desde cedo, assumiu não só o papel do pai mas como o do filho mais velho do seu sistema familiar.

Como queixa, relatou-me que sentia-se muito cansado, já tendo problema de saúde com a hipertensão. Além disso, sentia-se estressado e muito responsável por todos os familiares.

Ao fazer a sua Constelação familiar, era visível a troca de papeis. Reorganizamos as funções, voltando cada um para o seu lugar. Finalizamos a constelação quando ele devolve ao pai tudo que lhe pertencia, ficando apenas com o que é seu, ou seja, o filho caçula, não assumindo mais o papel do irmão mais velho.

Conclusão: houve um sentimento de liberdade e alívio, pois a Lei da Ordem foi respeitada.

E você? Será que está no seu papel e na sua função no seu sistema de origem? Ou você anda assumindo papeis que não são seus?

Quer saber mais? Agende uma sessão experimental comigo no link cleisesouza.com/sessãoexperimental.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page