As Constelações familiares ou Constelações Sistêmicas são regidas por três grandes Leis Universaisou Leis naturais:
1- Ordem
2- Pertencimento
3- Equilíbrio
Começemos pela Lei da Ordem ou Hierarquia.
Segundo o Bert Hellinger, criador das Constelações familiares, no sistema familiar, a hierarquia é detectada pela precedência no tempo. Isso que dizer que os que vieram antes têm autoridade sobre os que vieram depois, ou seja, a avò tem precedência sobre um neto, uma mãe têm precedência sobre o filho, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo. No grupo sistêmico, a compensação favorecerá sempre quem veio primeiro.
E na vida prática, como isso acontece.
Atendi um jovem empresário de 40 anos. Ele é o caçula do seu sistema familiar.
Por ter perdido o pai muito criança, desde cedo, assumiu não só o papel do pai mas como o do filho mais velho do seu sistema familiar.
Como queixa, relatou-me que sentia-se muito cansado, já tendo problema de saúde com a hipertensão. Além disso, sentia-se estressado e muito responsável por todos os familiares.
Ao fazer a sua Constelação familiar, era visível a troca de papeis. Reorganizamos as funções, voltando cada um para o seu lugar. Finalizamos a constelação quando ele devolve ao pai tudo que lhe pertencia, ficando apenas com o que é seu, ou seja, o filho caçula, não assumindo mais o papel do irmão mais velho.
Conclusão: houve um sentimento de liberdade e alívio, pois a Lei da Ordem foi respeitada.
E você? Será que está no seu papel e na sua função no seu sistema de origem? Ou você anda assumindo papeis que não são seus?
Quer saber mais? Agende uma sessão experimental comigo no link cleisesouza.com/sessãoexperimental.
#terapiasistemica #constelaçãofamiliar #constelaçãoempresarial #metaforasterapeuticas #programaçãoneurolinguistica #coach #autoconhecimento #gratidao #motivaçao #automotivação #depressoa #ansiedade #missaodevida #prosperidade
Comments